Páginas

domingo, 27 de julho de 2014

Como registrar o brilho de glitter no seu desenho.

Olá artistas e arteiros!

Hoje venho contar uma coisa que me deixou muito frustada esta semana.

Fiz os croquis para a peça que estou produzindo e que escrevi o texto chamada "Uma donzela, um fantasma e muita imaginação" (se vocês encontrarem este texto assinado por Zi Gandolfo fiquem tranquilos, sou eu mesma, assinava este pseudônimo quando comecei a escrever porque tinha medo dos julgamentos das pessoas. Agora que estou velha e sem vergonha uso meu nome mesmo,rsrsrs).

Fui toda feliz a uma loja que faz cópias coloridas e saí bemmmm frustada! Dois croquis que eram de figurinos de fantasmas, portanto com nuances suaves de cinza e azul nas sombras, praticamente desapareceram,kkkk. E o outro que é da personagem Luz, em que usei cola glitter para mostrar os brilhos e strass que vou colocar saíram todos pretos na reprodução.

Imagine alguém tendo um chilique! Reclamei na hora, mas me disseram que o equipamento deles não conseguia fazer melhor que aquilo.

Tudo bem, passou... Ontem com o desenho  da  personagem Luz achei interessante a reação dos meus alunos quando viram o desenho pessoalmente. Havia postado no facebook e eles haviam se mostrado pouco empolgados com a imagem, que está aqui.


Fiquei pensando em como é difícil fazer um retrato fidedigno de uma obra de Arte. Acho muito engraçado de como os meus alunos da faixa de 10 a 14 anos se recusam a ir a exposições e se contentam em ver obras de Arte em reproduções. Não é a mesma coisa! As obras de Arte, vistas com o nosso olhar conseguem nos contagiar e emocionar de outras formas.

Mas, e aí? Você precisa mandar o seu trabalho para alguém avaliar e precisa fazer uma cópia como no meu caso. Como fazer? 

Dei uma pesquisa básica e não achei nenhuma dica de como fotografar glitter então resolvi testar. Lembrei de alguns blogs de maquiagem  em que as blogueiras tem que mostrar sombras e batons com brilho e vi que elas possuem a mesma dificuldade. 

Fiz alguns testes aqui com luz artificial e luz natural, com flash e sem flash usando uma câmera compacta da Sony, a DSC - WX100. Gosto dela porque é pequena e consegue fotos bem legais.

Vamos analisar. Primeiro com luz artificial ( lâmpada fluorescente no teto).



 Não reparem a bagunça do meu escritório-ateliê tá,kkkk.


As fotos com flash mostraram um pouco mais o glitter, mas mesmo assim não curti muito.

Vamos as fotos com luz natural...



Sinceridade? Nenhuma ficou como eu queria!
A com luz natural e flash conseguiram captar mais o brilho do glitter, só que não consegui deixar focada a imagem. Acredito que uma luz artificial difusa com flash também daria bons efeitos.

Antes que alguém pergunte, tentei escanear mais ficou horrível também o glitter. Acho que a fotografia com luz e foco acertados vale mais a pena. 

Espero que ajude e vou voltar a falar deste tema, se achar alguma dica atualizo aqui.

Beijos pessoal e até mais!

Nenhum comentário:

Postar um comentário