sábado, 11 de janeiro de 2014

Como um artista deve cobrar pelo seu trabalho



Olá amigos artistas!

Fiz este post por causa de uma pergunta que vi na internet, sobre como calcular o valor dos desenhos. É uma pergunta que sempre me fazem, a maioria dos artistas tem muita dificuldade de calcular isso, talvez por isso tantos artistas morram de fome,rs.
Brincadeiras a parte, é importante para artistas, artesãos, designers (talvez vocês discordem, fica pra um próximo post) enfim, todos calcularem o real valor dos seus custos e mão de obra, além de levarem em consideração o mercado da sua região.

PS.: Matemática nunca foi o meu forte,kkkk.

Gastos

Pessoal, incluam aí tudo mesmo, sem dó. Até o papel higiênico de limpar o seu pincel tem que por, é sério. Infelizmente dinheiro não brota em árvore e você vai precisar dele para sobreviver. Se for uma banda, um grupo de teatro ou companhia de dança, por exemplo, tem que contar preço de folder, água, equipamento alugado para o show, figurino, maquiagem, etc.
Vou usar aqui um caso de um artista iniciante que veio perguntar como cobrar um desenho grafite em uma folha A3. Então vamos aos gastos materiais e estruturais dele:

Papel A3(do mais simples)
Grafite 6B (contando que um lápis dá para uns 3 ou 4 trabalhos em A3)
Grafite 2B (No meu caso, rende bem mais do que o 6B)
Limpa-tipos (borracha artística da boa dividida em 6 partes)
2 folhas sulfites, algodão (ou cotonete),  esfuminho
Impressão da imagem
Energia elétrica (pesquisa no seu computador, a luminária ligada,etc), água (quem não bebe água e não se suja com grafite pode tirar este item,kkkk), transporte (se vai entregar o trabalho na casa da pessoa, ligar). 


                     

Mas não é só isso meu amigo artista...

 Você agora tem que pensar no tanto de tempo que demorou em se transformar neste talentoso artista, quanto caderno rabiscou ou investiu em cursos para chegar neste trabalho lindo que os outros gostam e estão querendo comprar. Você pode fazer um cálculo geral e com certeza vai se surpreender.
 Vi outra forma de cálculo que achei interessante:

Quanto quero ganhar por mês (Cuidado neste momento. Vou pensar no salário minimo para iniciantes)
Quantos trabalhos consigo fazer em um mês 

Então, vamos imaginar: 720 reais (salário mínimo atual) dividido por 12 desenhos (tanto de trabalho que você tem capacidade de fazer por mês = 60 reais cada desenho.

O correto é somar os 60 reais mais os gastos do seu desenho então a conta fica:
R$60,00 + R$9,20 = R$69,20

Agora como filho de Deus que você é merece um lucro no seu trabalho. Fora que não é sempre que você vai receber a encomenda de 12 desenhos em um mês em início de carreira e sempre vai ter alguém que vai chorar um desconto,rsrs. Então pode dar uma arredondada no valor, aumentar uns R$10,00.

R$10,00 +R$69,20 = R$ 79,20...arredondando R$80,00


“Mas Josi, é um trabalho mais simples! Oitenta reais é muito! Tenho dó de cobrar do meu tio tudo isso! “



Tudo bem seu tio ser legal, mas entenda que o seu trabalho como artista precisa ser valorizado. Se o desenho for mais simples, você pode fazer a seguinte conta:

Valor do um trabalho seu dividido pelo nº de horas que você geralmente demora para fazer um trabalho.
Exemplo: R$80,00 : 4horas =R$20,00 sua hora .

Eu aconselho lógico você jogar mais o gasto aí neste caso, porque os seus GASTOS MATERIAIS CONTINUAM OS MESMOS, só o desenho é mais simples. Então:

 DESENHO MAIS SIMPLES, de I hora de trabalho = R$ 20,00+9,20 = (arredondando)  R$ 30,00




Formas de pagamento


Aí começa outro problema dos artistas, tem vergonha de cobrar. Pela minha experiência depois de alguns calotes deixo aqui minhas dicas:


1) Nunca entregue o desenho ou faça sua apresentação na festa sem ter recebido o pagamento ou alguma garantia. As chances das pessoas não te pagarem depois são altíssimas! (e ainda inventar que não gostaram..rs)

2) Cheque não existe (finge que não existe, vai ser melhor para vocês..)! Não aceite, é dor de cabeça. Se estiver com um bom volume de trabalho até compensa pedir uma maquina de cartão de crédito e débito do que aceitar cheques. Pagamentos à vista de preferência sempre ou no cartão.

3) Se for para parcelar que seja uma ou duas parcelas antes de você entregar ou apresentar o trabalho. Dependendo do lugar até uma nota promissória (não se esqueçam de fazer a pessoa assinar) é válido.

4) Para os artistas visuais uma forma legal é fazer consorcio do seu trabalho. Conheço vários artistas que fazem isso e é uma forma de tornar seu trabalho acessível. Outra ideia é fazer um bingo com suas obras, chamar uns amigos músicos e poetas para participar, cobrando entrada e dividindo o lucro com eles, lógico.



Espero que tenham gostado e se tiverem alguma dúvida, deixem aqui nos comentários ou no meu facebook.
                                                                  Facebook da Josi

Lembro que aqui é uma fórmula que uso mais nada impede que vocês a modifiquem. Ah, e não se esqueçam, sejam pontuais nas entregas e na apresentação. Até a próxima :D




8 comentários:

  1. Muito bom os cálculos e as explicaçoes,: )

    ResponderExcluir
  2. To adorando teu blog, ótimas dicas, parabéns!
    Quero muito desenhar profissionalmente, mas ainda tenho muito que praticar..
    Vc poderia dar uma olhada no meu blog? tem uns desenhos meus lá..se quiser e puder, aqui está o link: http://mariafdesenhos.blogspot.com.br/

    Obrigada =)

    ResponderExcluir
  3. Oi Maria, obrigada! :D

    Já fui no seu blog, achei lindo o seu trabalho, bem delicado. Continue treinando, sempre temos algo a aperfeiçoar. Espero novas visitas :)

    ResponderExcluir
  4. Pinto ha 36 anos, todos os dias, muita experiencia, mas o preço e sempre um drama, teu texto deve ajudar, preciso praticar...Valeu!!!

    ResponderExcluir
  5. Olá sou Marco Vieira sempre tive dificuldade em cobrar meus desenhos e pintura muita gente diz que não valorizo meu trabalho trabalho a mais de 30 anos e acho que perdi muito em cobrar obrigado pelas dicas de agora em diante farei abraço.

    ResponderExcluir
  6. Ola meu nome e Rhamanda sou desenhista de manga eu ate tento por preço nos meus desenhos mais as pessoas não dão valor no que eu faço elas acham que eu tenho que desenhar para elas de graça o que devo fazer como cobrar e começar a ganhar dinheiro com meus trabalhos ?

    ResponderExcluir
  7. Muito Legal !! Alguém teria algum grupo de WhatsApp para troca de informações e experiência com Artes !?

    Me chamem por favor !!!

    (11) 9 92096785.

    Att,

    Heitor Lima :)

    ResponderExcluir