Páginas

segunda-feira, 21 de julho de 2014

Rupturas na dança: Isadora Duncan e Martha Graham

Olá artistas e arteiros!

Desculpe o post atrasado (problemas na net).

Um das áreas da Arte que estou devendo falar aqui no blog é a dança. Este tipo de arte e a música não são minha especialidade, apesar de eu admirar muitos os artistas que se dedicam as duas.

Venho compartilhar um pouco de uma aula que dei esta semana passada para o 8º ano. Falamos muito em rupturas nas artes visuais com o impressionismo e as pinturas, mas e as outras artes? A modernidade e as mudanças sócio-econômicas que ocorreram no mundo no final do século XIX e início do XX influenciaram muito a dança.

Para se ter uma ideia, dança considerada arte era o balé clássico como neste vídeo que apresenta a coreografia da morte do cisne, do balé Lago do cisnes.


Existiam outras danças também no período impressionista e que eram muito populares como o cancan, retratada por Toulose Lautrec ( e eu acho bem divertida!), só que não tinha o mesmo status, era uma dança de cabarés.


Isadora Duncan veio e propôs uma dança totalmente inovadora, com cabelos soltos, descalça, livre de espartilhos e sapatilhas, inspirada em elementos da natureza como podemos ver neste vídeo.


Isadora causou a ruptura e depois vários artistas começaram a criar suas danças, mas foi Martha Graham, outra americana, que criou a primeira técnica sistematizada da Dança Moderna.


Graças a essas revolucionárias a dança é considerada uma grande arte. Um grupo de dança brasileiro atual e inovador é a Companhia de Dança Deborah Colker. Vejam este vídeo para conhecer o trabalho desta grande bailarina e coreógrafa brasileira, premiada e até escolhida para dirigir um espetáculo do Cirque Du Soleil.


Tem este outro vídeo da Deborah Colker que acho bem legal, mas não consegui por aqui. Clique neste link aqui.

Para finalizar, lembrar da coreografia da Morte do Cisne que coloquei acima? Venham esta releitura que o brasileiro John Lennon da Silva com street dance. Achei genial!


Espero que tenham gostado! Até mais pessoal! :D

Nenhum comentário:

Postar um comentário