Páginas

domingo, 27 de abril de 2014

Testando o limpa tipos (borracha artística) da Pelikan

 Olá artistas!

Hoje vim falar sobre um produto que acabei de testar, a borracha artística (borracha maleável,limpa tipos, miolo de pão, borracha putty,"kneaded eraser") da Pelikan.


Chamo de limpa tipos porque aprendi assim tá!? Aqui na minha região é difícil ver alguém chamando de borracha artística, miolo de pão, etc,rs.

Bem, mas vamos ao que interessa! Recebi ontem para testar. Não sei como estão as outras partes do Brasil, aqui o preço subiu horrores! Minha chefe achou este da Pelikan por um preço melhor para substituir os da marca Bonna, que eram baratos porém caíram em qualidade. Até postei no meu facebook que o meu limpa-tipos desta marca estava derretendo em um dia de calor.

Este da Pelikan vem uma embalagem tradicional, um plastico de proteção que não protege tanto. O ideal é guardar seu limpa-tipos dentro de uma caixinha, tipo potinho de guache vazio e bem limpo, embalagem do brinquedinho que vem no Kinder Ovo, etc.

Sempre usamos limpa tipos por partes. Você tira um pedaço e depois que ele fica sujo jogamos fora e pegamos outro.



 Para ver o poder de limpeza usei os dois lápis que meus alunos mais utilizam, o 2B e o 6B da Faber.


Peguei os lápis e desenhei em uma folha três linhas.


Passando uma vez o limpa tipos tive esse resultado.


Na segunda vez ficou assim:


Não satisfeita, passei várias vezes e o resultado foi esse. Praticamente toda a linha que fiz fraquinha sumiu. Isto é normal viu pessoal iniciante, o limpa tipos não apaga, ele clareia só. Quando há um excesso de produto depositado nas fibras da folha ele não consegue tirar mesmo. Aí neste caso tem que apelar para uma borracha branca, de preferência uma plástica, que é abrasiva só que não detona seu papel.


Meu segundo teste foi fazendo um sombreado na folha com o lápis 6B.

Achei que foi bem digno o resultado, olha a sujeira do 6B grudada no limpa tipos.


Eu quando preciso clarear uma grande área (quem nunca fez uma burrada e pesou demais na mão né) aproveito que o limpa tipos é bem maleável e modelo ele em formato de cobrinha e vou rolando a cobrinha em cima do desenho. 



Modelando a cobrinha,rs. 
 Preparando o limpa tipos para passar em cima do desenho.



 O sombreado clareado e o limpa tipos sujo.

Por favor, não reparem na minha unha tá,kkkk.

Resumindo, eu achei ele ótimo, cumpre sua função, não é melequento. Esqueci de dizer que quando um lado está sujo, é só amassar o limpa-tipos e usá-lo de novo.

Testei em uma manhã fria de sábado só que fiz questão de ficar amassando ele na mão e ver o que acontecia, e nada, ficou intacto. Cinco girassóis de Van Gogh para ele!



Até mais pessoal!




3 comentários:

  1. Tbm conheço como limpa tipo, tem esse nome porque era usado para limpar o tipo das maquinas de escrever(as letras que batiam na fita).
    Minha mãe tinha potes e potes de limpa tipos em casa por causa do escritório e conta que na época eram vendidos por centavos, hoje limpa tipo custando R$10,00 ou mais rsrs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. paguei hj R$ 6,98 , engraçado ,pedi limpa tipos e a vendedora disse que não tinha,buscando encontrar esfuminho encontrei uma última peça da Pelikan (limpa tipos) que de acordo com a vendedora se chama miolo de pão... aqui no Sul lápis Staedtler tá em torno de 9,00 pilas,mas a grafite é boa do inicio ao fim...

      Excluir
  2. ele é muito usado para deixar o rascunho meio desaparecido para quando for fazer a arte final com nankin preto

    ResponderExcluir