segunda-feira, 7 de outubro de 2013

Desenhando um cartaz!

Olá povo artista e arteiro!

Primeiro queria dizer se você é um mega blaster ilustrador cartazista as dicas que vou deixar aqui não vão te acrescentar muito. Minha ideia aqui é falar com você, que está iniciando, e precisa de algumas dicas para não fazer feio (ou pelo menos ficar menos feio,rs).

A primeira coisa é pensar no que você vai anunciar no cartaz, quem que você quer que veja (seu público) e qual é o produto que você vai vender com ele.

Vou usar como exemplo o cartaz da peça que estou produzindo.


Então, o que é que vou anunciar? Qual público ela se destina?Que linhas e cores devo utilizar?

 

Gentemmm, é importante ter muito claro isso para fazer um bom trabalho porque cada tipo de público precisa de elementos visuais diferentes.

Por exemplo, a minha peça é destinada ao público infantojuvenil. Não posso usar elementos extremamente elaborados porque sei que uma criança ficará confusa. Também não posso usar cores muito pesadas, a peça é mais leve, divertida.

Viram a relação entre cor e tema? Podem reparar nisso! Geralmente imagens para crianças são com cores primárias ou tons pastéis. Agora um jogo de guerra exigirá uma capa com uma atmosfera com mais sombras e cores "queimadas".

Essa relação entre cor e tema é muito importante, pois cada cor tem um significado.

Quando eu casei uma das primeiras decisões foram as cores que seriam utilizadas no convite e decoração. Isso é mega importante gente porque tem que ser tudo um conjunto. Se quiserem podem dar uma olhada no blog do meu casamento , lá comento um pouco sobre isso.
 Recomendo muito a visita ao blog Rendas e Retalhos, a Carina trabalha super bem a linguagem visual desde um livro de fotos a uma festa de família (que festas :D ).

Eu tentei fugir do clichê amor vermelho, até porque a peça não é só sobre o amor entre dois adultos que desejam se casar, ter filhos, é sobre o amor de forma universal. Usei o azul e o verde porque são duas cores que remetem à escola, ambiente onde a peça se inicia e termina, onde todos buscamos conhecimento e entender um pouco quem somos.

 As linhas são também muito importantes. Se for desenhar dependendo do tema tem que pensar se vai usar mais linhas retas ou curvas, se serão linhas mais finas (delicadas) ou grossas (pesadas). Como a peça é mais leve utilizei como referencia as figurinhas "Amar é", com personagens fofinhos, linhas bem definidas e finas.



Que tipos de fonte utilizar?

Vou começar explicando isso para vocês com um exemplo de um professor de história.

 Ele pediu um trabalho sobre Hitler e para surpresa dele, uma aluna fez uma capa para o trabalho escrito o nome deste horrível ditador alemão com uma letra cursiva ( letra de mão "fofinha", que eu utilizei para escrever na lousa do cartaz) e ainda, para completar a "fofice" do tema colocou corações em volta! Gente, essa capa foi outro crime contra a humanidade. Quem não conhece Hitler logo pensaria: "Será que é um filme de cachorro da sessão da tarde?". 

Exageros a parte, viram como é importante pensar na fonte (tipo de letra) que você vai usar? Ela passa muitas mensagens para quem visualiza. Programas como o Word, Photoshop e Corel Draw permitem você visualizar como ficará o texto e se a fonte usada fica bem no contexto do seu trabalho.

Faça um teste escrevendo o seu nome e mudando a fonte. Qual tipo de fonte mais te representa?

Outra coisa importante é o tamanho da letra. Você precisa ter em mente que um cartaz não pode ter muitas informações e nem letras pequenas ( as pessoas perdem no máximo um minuto olhando para ele). Então, seja sucinto, ninguém tem paciência ( e tempo) para ler um artigo em um cartaz.

Falo muito isso para meus alunos. Vejo alguns professores que pedem para fazer cartazes sobre o tema estudado e depois espalham pela escola. Geralmente a tendência dos alunos é copiar o texto do livro e colocar um "desenhinho". Aí eu pergunto, quem já parou para ler este tipo de cartaz? Na maioria das vezes é só uma poluição visual.

No caso do meu cartaz destaquei o nome do grupo de teatro, o horário, local, data e o preço do ingresso. Este ainda não está pronto, estou arrumando os patrocínios para anexar.Também temos de tomar cuidado com isso. Já vi gente que se empolgou tanto com a grana do patrocinador e colocou o logotipo da empresa gigante...Sem comentários!



Aqui está o meu cartaz semipronto! Não é uma obra prima do design, mas acho que cumpre bem a função.

Eu acho que vou ter que fazer mais posts sobre cartazes, não falei nem a metade,rs, mas pra começar já está bom. Espero que tenham gostado!

Aproveito  para agradecer a todos que tem visitado meu blog. Cheguei a 1000 visitas #josisuperfeliz:D# !

Obrigada a todos e espero que esteja sendo produtivo para vocês como é divertido para mim escrever aqui! Cinco girassóis de Van Gogh para vocês!






Vou fazer alguns posts sobre arte para crianças para aproveitar o dia delas. Então até breve gente artística e arteira!


Nenhum comentário:

Postar um comentário