Páginas

sábado, 3 de maio de 2014

Como se usa lápis pastel? O meu lápis pastel da Cretacolor!

Oi arteiros de plantão, tudo bem?



Hoje vou terminar parte da saga do giz pastel seco falando deste material que sempre foi meu sonho de consumo e tem sido super útil nos meus trabalhos, o lápis pastel da Cretacolor.




Sou completamente apaixonada por eles porque sempre tive um pouco de irritação de fazer detalhes de giz pastel e com eles meus problemas acabaram! 

A embalagem é uma graça, vem com esta proteção de papelão. Porém ela é só uma capa, a embalagem é metálica, o lápis fica super protegido lá. Vem com um envelope com uma lixa para você poder "apontá-lo". 




Tirei estas fotos quando eles chegaram do correio, agora já estão mais gastos. Só não consegui apontar com a lixa, acho que foi um pouco de falta de paciência minha e na pressa para voltar a pintar apelei para o estilete, o que fiz com muita tranquilidade, a madeira é bem macia. Só tem que tomar cuidado para não jogar o pó fora, porque o preço é meio salgado. Paguei R$70,00.


Como se usa isso?



O lápis pastel pode ser usado puro ou ser esfumaçado. Algumas marcas podem ser até aquareladas, o que não é o caso deste. Vou mostrar dois exemplos (puro e esfumaçado) que usei no meu último retrato.



Só queria lembrá-los que neste desenho usei também o meu giz pastel da Koh-I-Noor, se você não viu clique neste link.



Aqui dá para ver os lábios e os cabelos que fiz com ele. Já fiz desenho de bichos e fazer os traços foi bem mais fácil. Fui fazendo por camadas, comecei pelas cores mais claras e depois as mais escuras. Nada impede de fazer ao contrário, depende do que você quer.

O branco também serviu como misturador. Foi o meu salvador na pele, porque o papel começou a esfarelar e para arrumar isso só camadas de lápis pastel para dar um jeito.Na imagem acima dá para ver como o papel tá feio.

Outra coisa que queria deixar claro é que o branco não fica aquele braaanco, a não ser que você tenha um desenho em uma folha escura e muito pastel escuro de base.



Aqui no hibisco eu usei o rosa e o vermelho para esfumaçar e o branco para demarcar as partes mais claras. Usei o verde claro marcado com verde escuro no cálice e o amarelo, laranja, marrom e preto na parte na parte da antera.




O olho também usei o azul e um pouco de verde. Aqui a pele também já está muito melhor.


Resumindo...


O lápis pastel é um ótimo investimento, mas não é totalmente necessário, fiz muitos trabalhos sem ele e nem por isso ficaram ruins. Se puder, compre um com 24 lápis, senti falta de algumas cores. Se comprar, não vai se arrepender, é uma mão na roda! 

Você pode usá-lo tanto puro quanto esfumaçado, depende do efeito que deseja. A boa notícia é que várias lojas vendem eles avulsos, então em tese pode ficar mais barato.

Cinco girassóis de Van Gogh para o meu lápis pastel.



Espero que tenham gostado. Qualquer dúvida podem deixar nos comentários ou mandar na nossa fan page do facebook.

Não curtiu ainda? Vai lá então! Até mais pessoal, beijos pra vocês!





7 comentários:

  1. Obrigada por mais essas dicas e por despertar a vontade de usar materiais que por muito tempo ficam guardados. Esses lápis devem ser uma delícia. Abração, Josi!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Angélica que bom que gostou! O lápis é muito bom, estou me coçando agora pra não comprar mais cores, heheheh. Vê se desenterra esses materiais e mostre o seu talento menina! Bjs!

      Excluir
  2. Muito bom o desenho. Gostei desse tal lápis pastel seco hihi =)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vale o investimento Sara, não vai se arrepender. Obrigada pela visita!

      Excluir
  3. Josilene
    Eu tenho a caixa do giz normal e alguns lápis que comprei avulso, mas ainda não tive a oportunidade de testá-los pra valer. Seu estudo me motivou.
    Abs

    ResponderExcluir
  4. OI!
    Você já usou o da Faber?

    Se puder, visite meu blog:
    artistadefimdesemana.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Mari!

      Eu tenho aqui sim alguns da Faber, tem resenha no blog também, e já adiantando eu gostei.

      Ah, visitei o seu blog, cada desenho lindo hein, parabéns! Monta uma página no facebook para gente seguir, se quiser ajudar fazer post aqui no blog também tô aceitando ajuda :D. Bjs!

      Excluir