Páginas

sábado, 8 de março de 2014

Círio pascal de 2014! Dicas de pintura em velas!

Oi artistas e arteiros!

Pois é pessoal, agora passou o carnaval e o ano vai começar para valer. Aproveitei estes dias de folia (já que eu sou do bloco "Unidos do edredom", rs), para não ficar só dormindo e adiantando uma encomenda (e é um baita desafio), o círio pascal para a igreja Imaculada Conceição, de Mogi Guaçu,S.P.

No ano passado foi minha primeira experiência com este tipo de pintura e escultura, não sabia nada de nada! Fiz um post sobre meu trabalho do ano passado neste link aqui. Este ano já com algumas manhas da coisa foi mais fácil, porém o desenho não colaborou muito. Já explico o porquê.


Para quem não sabe, o círio pascal é uma vela que representa Jesus ressuscitado. É usada em missas e rituais da Igreja Católica. É literalmente um velão,rsrs, tem um metro de altura.

Pintar em velas é um desafio. Para começar, acho muito difícil desenhar então uso a seguinte técnica:



Para começar, passei uma fita adesiva para centralizar o desenho corretamente. O do ano passado ficou meio torto porque não fiz isso.


Imprimi o desenho e anexei ele na vela. Para centralizá-lo dobrei o desenho no meio também.Para transferir o desenho usei uma caneta com agulha na ponta e perfurei.

Só que vi que não estava dando muito certo, então peguei uma caneta sem tinta, usei como se fosse um boleador.Aliás, aqui fica uma dica, caneta esferográfica sem tinta funciona tranquilamente como boleador. Perfurar não deu muito certo porque a parafina da vela ficou ondulada e me deu um trabalhão para tirar isso. Algumas partes eu esculpi para dar mais relevo na vela usando goivas (aquelas usadas para fazer escultura em madeira, gravuras).

Aqui deixo registrado uma coisa! Desenhos com menos detalhes no círio pascal dão muito mais impacto viu. Se pensarmos um pouco e imaginar que a maioria vai ver a vela de longe o impacto visual de um desenho mais simples vai ser maior, fora que é muito mais fácil esculpir os relevos. Se sua ideia é pintar uma vela pequena para decorar uma sala recomendo só pintar e não esculpir.Talvez trabalhar com a ideia de relevo envelhecido.
Você esculpe a vela, depois passa uma tinta escura por cima de tudo e retira o excesso, deixando a tinta entrar nas partes esculpidas. Vai ficar bem interessante.


Desculpem a má qualidade da foto, tirei e postei no instagram e lá a imagem não é muito grande né,rs. Aliás, sigam-me lá  (josilene gsf), sempre estou postando algumas imagens antes. Dá para ver aqui um pouco aqui as partes mais fundas. Aí já havia começado a dar a base com tinta a óleo.

A tinta a óleo é muito boa, fixa super bem na vela (claro se que se bater alguma coisa sai, tem que ter cuidado tá). Se a vela fosse branca ajudaria e muito, acho lindo fazer aquarelado com tinta a óleo.


Aqui já marquei alguns detalhes mais ainda estava faltando aquele brilho. Depois desta fase passei purpurina dourada em algumas partes. Deu super certo misturar purpurina com secante de cobalto.

Brilho é outra coisa né,rs, muita riqueza! O único problema foi a purpurina que acabei derrubando nas partes fundas, tive que retocar tudo.


Aqui dá para ver o detalhe de umas das laterais, que teve o mesmo problema do Cristo. Tive que retocar tudo.

Em cima do desenho neste tipo de vela temos que colocar uma cruz com o ano em que estamos e as letras gregas alfa e ômega. Achei que ficou meio sem graça, provavelmente vou tentar por uns detalhes em dourado. Então, talvez em breve eu atualize este post. :D

Espero que tenham gostado! Qualquer dúvida, deixo nos comentários. Bom inicio de ano para vocês rsrsrs.

18 comentários:

  1. Linda! Parabéns, Josi. Vou tentar fazer, algum dia. Abraço!

    ResponderExcluir
  2. ei queria saber o que vc usou para a tinta secar rápido vc utilizou secante de colbato ?
    e a purpurina como vc fez , por favor me explique preciso fazer o círio da minha comunidade .
    Ficou lindo o cirio .

    ResponderExcluir
  3. O Cristo Ficou Muito Bom mas Precisa Melhorar Data e Alfa e Omega (maiores), Tambem Vou Confeccionar Cirio Ano Que Vem Para
    Minha Comunidade, Tente Fazer Com Cristo Pantocrator Fica Fantastico, Poderia me Dar Dicas Sobre Tintas Para esse Trabalho, so Encontro
    Tintas Comuns e Nao Adere, Fico no Aguardo, Macedo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Macedo! Leia o post depois deste sobre os materiais onde comento tudo isso (fiz depois, alguns reclamaram que não comentei sobre os materiais que usei e lá comento sobre isso). Sobre o tamanho do alfa e ômega fiz pequeno porque no círio do ano passado (tem ele aqui no blog também) fiquei em pânico por causa da qualidade da vela, a cruz, o alfa, ômega e o ano praticamente sumiram! Achei melhor então fazer mai em baixo e garantir que eles fiquem até a próxima páscoa.

      Excluir
  4. Ops, não expliquei que sumiram porque a vela derreteu. Isso também tem que ser levado em conta.

    ResponderExcluir
  5. Como esse post me salvou! O padre recém chegado na minha paróquia viu meus desenhos no facebook e me pediu para fazer o círio pascal da paróquia este ano. As ideias são muitas, mas o círio é um só rsrsrsrsrs Esse post (e o outro também) me foram salutares. Parabéns! Ficou lindo! A Paz!

    ResponderExcluir
  6. É preciso algum tipo de tratamento na vela antes de começar a pinta la?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Mafalda, tudo bem? Geralmente confiro para ver se não tem muitas ondulações e bolhas. Se houver pegue uma espátula ou faca e raspe delicadamente. Se estiver com uma textura lisa e sem bolhas só passo um pano levemente umedecido com álcool para tirar alguma marca de dedos. :)

      Excluir
  7. Olá Josilene! Você pode me passar o nome da tinta que você usa e o número do pincel para fazer essas belezas?
    Grata.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, desculpe a demora, uso tinta a óleo e pincéis nº 0 e nº8. Um abraço!

      Excluir
  8. Olá, achei muito lindo sua vela do cirio pascal. Suas dicas foram ótimas e me ajudaram bastante. Obrigada e parabéns pelo seu dom. Abraços. Olga

    ResponderExcluir
  9. Olá, achei muito lindo sua vela do cirio pascal. Suas dicas foram ótimas e me ajudaram bastante. Obrigada e parabéns pelo seu dom. Abraços. Olga

    ResponderExcluir
  10. Olá, boa tarde! Eu também recebi uma incumbência de reformar os Círios Pascais de nossas comunidades aqui em Capelinha - e tive muitas dificuldades e faço isso há 4 anos. Fiz também velas natalinas, da família, grandes +- 90cm de comprimento. suas dicas aqui vão me ajudar bastante agora viu! Obrigado!

    ResponderExcluir