Páginas

sábado, 1 de março de 2014

Tutorial: Desenhando homens e mulheres. As diferenças existem!

Olá artistas que acham difícil desenhar homem ou mulheres!

Seus problemas acabaram....ou quase!Espero ajudá-los! :D

Sinceramente, quando comecei o blog não pensei em ficar fazendo tutoriais, queria mostrar mais minhas coisas, falar sobre o que é bom (ou não) em materiais porque as vezes quero comprar algo, mas ninguém conhece os produtos.

 Só que vi estes dias uma menina perguntando sobre a diferença entre desenhar homens e mulheres em uma comunidade e logo minha aluna veio na aula com a mesma pergunta. Aí fiquei pensando como eu poderia ajudar estas pessoas de uma forma mais fácil, sem aquele blábláblá de ficar falando vai estudar anatomia, rs. (fácil dar dica assim né,kkkk).

Como sou professora em escola pública e tenho classes cheias nem sempre consigo trabalhar a proporção do corpo humano, então inventei de explicar usando triângulos. Funciona assim:


Mulher ampulheta e Homem liquidificador,rs.

Gente, não critiquem meus desenhos, realmente aqui é um esboço, só para vocês terem uma ideia. Desenhar adultos precisa de muita observação. Esta regra aqui não vale para crianças e adolescentes, mas ajuda a treinar o olhar para desenhá-los também.

A primeira coisa que queria chamar a atenção de vocês é para a grande diferença dos triângulos nos homens e nas mulheres. As mulheres geralmente tem o quadril mais largo, do mesmo tamanho dos ombros, por isso o formato de ampulheta. Já os homens, que não tem a possibilidade de abrigar em seu ventre um bebê possui um quadril mais estreito em relação aos ombros.

Antes de desenhar, deixo aqui algumas dicas que ajudam, porém não são regras tá?



Para homens...
1- Ombros largos e quadril mais estreito, independente se ele é musculoso ou não.
2 - Use mais linhas retas nos desenho dos homens.
3 - Quanto mais marcas e definições, mais másculo seu desenho vai parecer.



Uma dúvida que vi na internet é como desenhar homens magros. Olha, eu uso a mesma estrutura de base tanto para homens musculosos quanto para os magrinhos, o que mudo mesmo é a musculatura. Olha só como ficaram os meus homens, o musculoso e o magrinho, usando a mesma estrutura de base (tamanhos idênticos da base).







Para mulheres


1-Primeiro, defina se ela vai ser uma mulher super curvilínea ou uma  menos provida de curvas. Cuidado para não exagerar nas curvas para não ficar muito estereotipada (a não ser que essa seja sua intenção).
2 - Mesmo se ela for magrinha, não esqueça do quadril e da cintura, são elementos importantes na feminilidade.
3 - Mulheres ficam melhores (A meu ver tá bom? Experimentações são válidas!) com predomínio de linhas curvas. Cuidado com marcações exageradas de detalhes como dobras e músculos.

Uma mulher mais normal e a outra com seios maiores e cintura mais marcada.
Espero que tenha ajudado! Qualquer dúvida deixem nos comentários. Posso demorar um pouquinho porém prometo que  responderei.

Até mais pessoal!

2 comentários: