Páginas

terça-feira, 20 de agosto de 2013

Caleidociclo com canetinha bicolor da Faber Castell

Oi pessoal!

Realmente dei uma sumida, está beeem difícil ficar postando aqui, porém, sempre vou dar um jeito. Estou buscando colaboradores...alguém se habilita?

Hoje vim falar de um trabalho que estou fazendo com meus alunos, o caleidociclo. Estava trabalhando op art e a arte de Escher. Ele realmente foi um grande artista, um dos melhores da história da Arte na minha opinião. Juntou matemática e técnicas de pintura com uma maestria enorme! Deem uma olhada nestas imagens!




Porém, o que é este tal de caleidociclo? Ele é um agrupamento de triângulos isósceles que giram e em cada triangulo podemos desenhar, formando imagens diferentes.

Observem como eu fiz!


 O desenho da malha de triângulos.Os que estão riscados devem ser recortados. Usei  o tamanho de 28x10. 

 Recortando os triângulos.
Depois de recortar você vai ter que dobrar todas as linhas. Eu prefiro dobrar do lado do desenho , usando uma régua ou vincando com a unha mesmo.




 Agora é hora de testar e ver se deu tudo certo! Você tem que encaixar esta ponta superior sobre este triângulo inferior.

 Aqui dá pra ver melhor, eu virando aquela ponta superior sobre os triângulos inferiores.
Depois que eu montei (sem colar)  peguei meu lápis 2B e marquei os desenhos girando o caleidociclo.  Comecei a pintar com a canetinha bicolor da Faber.


Desta vez eu não vou dar girassóis de classificação porque algumas começaram a falhar (já tinha usado um pouco antes) e descobri que minhas canetinhas estavam vencidas! Buáaaaa, sim, elas têm validade, diferente de muitos produtos artísticos que são quase imortais,rs.
 Procurei em sites de compras e achei similares da Faber, mas não iguais as que usei aqui. O que posso dizer se você gosta de praticidade estas canetinhas bi colores são bem legais. Adorei as cores, principalmente o lilás, que ficou lindo na minha coruja wanna be com formas geométricas.

Depois de terminar a pintura monte novamente o caleidociclo e fique admirando sua obra!



Tá, estou longe de um Escher, mas achei que como exercício para os meus alunos ficou bem legal! Pesquisem mais sobre Escher, vale muito a pena admirar as obras dele! O site oficial é este aqui http://www.mcescher.com/.

Até breve pessoal!

2 comentários:

  1. Olá, Josilene!Quando eu era professora de Matemática, ensinava aos meus alunos do 6º ano a fazer um caleidociclo hexagonal apenas por dobragem (sem ser a partir de uma planificação. Pode fazer um caleidociclo hexagonal apenas por dobragem (sem desenhar os triângulos). Use uma folha A4 ou A3 - é melhor pra trabalhar; dobre essa folha ao meio no sentido da largura; agora dobre de forma que a largura se sobreponha ao comprimento, fazendo um ângulo de 45 graus. Assim obtém um retângulo composto exatamente por 2 quadrados simétricos.Não vou continuar a explicação, porque fica difícil de explicar só por palavras. Irei brevemente postar no youtube como se faz esse caleidociclo sem ser a partir de uma planificação.

    ResponderExcluir