Páginas

quinta-feira, 18 de julho de 2013

Lápis de cor aquarelável da Acrilex - a polêmica!

Oi pessoal!

Terminei o meu desenho do Cupido e usei para colorir o lápis de cor aquarelável da Acrilex. Faz um certo tempo que o comprei, paguei R$15,47 na época (acho que já deve ter subido o preço). A embalagem é essa.


Tenho que confessar que quando vi este lápis na papelaria dei pulos de alegria! Durante muito tempo o lápis aquarelável da Faber reinava absoluto (e sempre caro). Era uma boa novidade para nós artistas iniciantes que precisavam de um material mais em conta. Fora que quem mora no interior ou em cidades distantes das capitais sempre sofre com lojas de artesanato e papelarias bem pobres, sem opção.

Porém vi alguns amigos professores de desenho proibindo seus alunos de comprarem este lápis. Eis o principal problema que comprovei com meu lápis, o tal do cor de pele (amarelo pele (pele de quem?), salmão, etc, etc....Esta história de nomenclatura de cores fica pra outro post!).
Pois é gente, muitos reclamam, falam que é difícil pintar peles com ele pelo tom. Nesse ponto não tive muitos problemas. Achei ruim que ele quebrou muito ao apontar (alguns já reclamaram que a madeira do lápis estava ruim, dura de apontar) e achei ele meio seco, não sei se é pelo fato de estar ficando um pouco velhinho. Sofri um pouco para fazer mistura de cor com ele.
As outras cores não deram estes problemas.

 A pintura ficou um pouco riscada por causa do lápis que achei seco por ser um aquarelável, que a gente espera maciez e pigmentação.

Outra coisa que achei ruim foi o fato das cores não terem um número de identificação e nem o nome escrito. Isso atrapalha porque se eu quisesse fazer um tutorial usando o lápis e mesmo durante as aulas não posso falar para meus alunos pegarem a "tal" cor  ou a cor de número "tal". Também é ruim para alunos daltônicos, principalmente o verde, marrom e o vermelho tenho que dar aquela básica raspada com estilete e escrever o nome da cor com uma caneta esferográfica.

Mesmo assim, eu continuo indicando para você que está começando, precisa de um lápis para estudos.

Vou testar direitinho o feito aquarela dele (este papel que usei não é adequado para isso) e depois comento aqui.

Em uma escala de cinco a zero girassóis de Van Gogh, dou quatro girassóis pelo preço, qualidade média e facilidade de acesso.


Atualizando....10/02/2015

Gente, quero mudar de opinião e deixar um alerta!
Depois de um tempo meu lápis ressecou e tive que dar fim neles, uma pena, dinheiro jogado fora....Não tô recomendando este desta caixinha para ninguém tá! 

But... Parece que relançaram este lápis em outra caixinha e não testei se mudou ou não. Fico a disposição da empresa se quiser me mandar para testar o novo lápis tá, mas repito, não estou recomendando para mais ninguém esse velhinho aqui :( !

E meu desenho, como ficou? Olha só!


Espero que tenham gostado! Até mais pessoal!

5 comentários: