Páginas

sábado, 23 de maio de 2015

Caneta gel, como usar? Testei a Uniball Signo Angelic Colour


Olá artistas e arteiros de plantão, tudo bem?

Hoje eu vim falar da minha experiência com canetas gel. No começo torcia o nariz porque não gostava muito de misturar técnicas, mas ultimamente tenho visto muita coisa boa no seu uso.

Uma das coisas é a alta cobertura em superfícies secas e que não tenham pigmentos que possas se mesclar com sua tinta (tipo lápis aquarelável), o belo acabamento e como é legal usar estas canetas para fazer brilhos e pequenas correções. Também na maioria dos casos não transfere para o lado de trás, o que é ótimo para quem está pintando nos sketch books (cadernos de desenho em bom português) ou nos livros antiestresse.

Já usei muito as canetas douradas e prateadas para fazer cartões de papel vegetal (#anos90 #tôvelha kkkk), mas sempre para escrever, não para pintar, aliás, elas como tem uma ponta pequena não se prestam para pintar grandes superfícies ( a não ser que você seja rico ou dono da fabrica porque elas acabam logo).

Vamos ver a caneta em ação!




Fiz um teste em um papel com textura e achei que ficou muito legal, olha como destacou!


Já passando em cima do lápis aquarelável tive um pouco de problemas, a tinta da caneta se misturou com o pigmento do lápis, então aqui fica o meu alerta para vocês não fazerem esta combinação a não ser que tenha uma boa camada de lápis, quase encerando. Cuidado também se passar em cima de uma camada de nanquim, tem que estar extremamente seca e não ficar riscando várias vezes  porque o feito de mesclagem da tinta gel e o pigmento acontece também.



Tirando isso achei super válido meu investimento, a caneta me ajudou a fazer uns brilhos bem legais no meu último desenho, o retrato da Giovana.

Freitas, Josilene. Giovana. Técnica mista sobre papel. 2015



Resumindo...


A caneta gel deve ser usada sobre superfícies secas ou sobre materiais de pintura secos ou sem pigmentos que possam misturar-se a tinta dela. Possui boa cobertura e é uma mão na roda em trabalhos detalhados. Em especial esta da Uniball gostei muito, pena que acaba logo e é meio cara, paguei quase 9 dilmas nela, mas pela qualidade vou dar cinco girassóis de Van Gogh para ela.



2 comentários:

  1. Onde compro estas canetas para revenda na minha cidade?
    Sou de Caxias do sul ,RS ,Brasil

    ResponderExcluir
  2. Está canta serve p transferir riscos p o tule.

    ResponderExcluir