Achei que com bebê para cuidar e com dengue eu não ia dar conta de fazer o círio pascal de 2015, mas não é que saiu? Aêeeee!
Este ano inovei na técnica. Já que detesto esta cor de vela ocre dei uma de doida e fiz uma base com tinta para parede PVA branca nas figuras principais. Deu um certo medo porque a vela é imersa na água da pia batismal e a tinta solúvel em água.
Mas no final deu tudo certo, porque pintei o restante e por cima desta base com tinta a óleo e apliquei um verniz em spray para telas e desenhos.
Lista de materiais
- Pincéis macios (redondos, tipo pêlo de marta)
- Tinta a óleo
- Secante de cobalto (é um produto que misturado a tinta a óleo a faz secar mais rápido)
- Tinta acrílica cobre,
- Esmalte (aquele de unha mesmo,kkkk)
- Tinta PVA
- Siq transfer e Siq track (tem resenha aqui no blog e se vocês clicarem no marcador pintura em velas ou aqui)
- Spray verniz para artesanato (telas, desenhos, etc).
O processo é o normal de pintura em tela, você tem que fazer uma base (usei com tinta PVA) e depois vir com as cores da tinta a óleo (se quiser acelerar a secagem pingue algumas gotas de secante de cobalto. Quanto mais secante mais rápido, porém a tinta perde o brilho).
Para fazer a parte dourada usei primeiro a cola Siq transfer e depois de seca apliquei a folha dourada de Siq transfer. Depois apliquei o verniz em spray, mas ele acabou amolecendo a tinta e eu estraguei em volta. Aí "apelei" para o esmalte para fazer um acabamento em volta.
Se vocês leram meus posts sobre os círios dos anos anteriores na parte dourada usei uma mistura de secante de cobalto e purpurina, só que o brilho ficou muito fraco, por isso mudei de técnica. O melhor é usar folha de ouro.
O desenho também não era dos mais fáceis e confesso que em alguns detalhes usei caneta nanquim preta e caneta gel branca para fazer detalhes dos rostos dos personagens.
Tentem usar materiais de boa qualidade. Achei super legal que o Luis Fernando, que conheci através do blog mandou para eu ver os círios que ele fez este ano. Gostei até mais que o meu porque os desenhos são mais limpos, acho que funciona melhor na igreja.
Ele me ficou devendo o passo-a-passo do trabalho, já que faz uma técnica muito interessante, de esculpir em uma placa de parafina em uma forma e depois transferir para o círio pascal. Fica aqui algumas ideias dele para vocês. Um dos contatos dele é o facebook aqui.
Luis Fernando Francelino, 2015 |
Luis Fernando Francelino, 2015 |
Espero que tenham gostado e qualquer dúvida podem escrever nos comentários.
Até mais pessoal!
Nenhum comentário:
Postar um comentário