Hoje eu vim aqui falar de um material que gosto muito, as canetas nanquins descartáveis da Uni Pin.
Esta que estou mostrando é a O.3, mais existem mais finas e mais grossas. Depende do que você quer fazer.
A diferença da caneta nanquim para as hidrográficas é que, como já diz o nome, as hidrográficas não são tão concentradas, são mais suaves. A tinta nanquim não. Tem muita gente que viu meus desenhos contornados com ela e perguntaram se eu havia impresso (é tão legal ser comparado com máquinas, que são ligadas à ideia de perfeição, não acham?).
Agora por que canetas descartáveis? É que até umas duas décadas atrás só tínhamos a opção de canetas recarregáveis. Eu acho elas ótimas, você pode comprar nanquim colorido e ir trocando as cores dela porém larguei a mão de usá-las porque na hora de limpá-las eu entortava sempre uma agulha que elas tem por dentro. Aí meu amigo, entortou o tal do araminho, já era!
A caneta como eu tinha, com o depósito de tinta vazio. |
A ponta parece a de uma canetinha comum, porém não se engane! A tinta é potente, fosca, com ótimo acabamento! |
Momento curiosidade: A tinta nanquim já foi feita a partir da tinta preta liberada pelos moluscos marinhos da família dos octópodes (polvo e lula). Hoje as tintas são fabricadas a partir da mistura de aglutinantes e um pó escuro conhecido como pó-de-sapato (fuligem).
Para terminar, deixo aqui uma péssima foto de um dos últimos desenhos meus em pontilhismo usando esta caneta. O que vocês acharam?
Até mais galera da Arte! :D